Pesquisa personalizada


Diácono João Pozzobon Santa Maria - RS

BREVE HISTÓRICO
Nasceu aos 12 de dezembro de 1904 em Ribeirão, São João do Polêsine - RS. Cresceu numa família profundamente religiosa e mariana. A partir dos doze anos trabalhou na lavoura com seus pais. Casou-se pela primeira vez em 1928 com Tereza Turcato e teve dois filhos. Ficando viúvo, casou-se novamente em 1933 com Vitória Filipetto, e teve mais 5 filhos. Sempre honrou os deveres de esposo e pai. Exerceu a profissão de comerciante com hotel e depois mercearia. Em 1948 consagrou-se à Mãe e Rainha Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt no Santuário Tabor de Santa Maria - RS. Aos 10 de Setembro 1950 recebeu a imagem da Mãe e Rainha para leva-la às famílias. Foi ordenado Diácono permanente aos 30 de dezembro de 1972. Ele dedicou a sua vida a levar a Mãe e Rainha às famílias, hospitais, escolas e presídios, rezando o terço, aconselhando os casais, crianças, doentes, consolando os presos. Em 1952 fundou em Santa Maria a Vila Nobre da Caridade para dar abrigo aos pobres. Para divulgar a sua Campanha do Rosário viajou para América Latina, Alemanha, França, Portugal, Itália e Roma onde recebeu em 1979 a benção do Papa João Paulo II. Faleceu em um acidente, aos 27 de junho de 1985, indo para a Santa Missa no Santuário. O processo de canonização foi aberto dia 12 de dezembro 1994 em Santa Maria/RS. Depois da sua morte sua Campanha do Rosário nas famílias se estendeu aos 5 continentes.
Morro do Cechela


O QUE SE PODE VISITAR SOBRE JOÃO LUIZ POZZOBON
1.Nossa Senhora município de São João do Polêsine a sua casa natal onde conservamos tudo como foi até ele se casar mudar-se para Restinga Seca e depois para Santa Maria.
2.Em Ribeirão (50km. de Santa Maria) a Igreja São Pedro onde João Pozzobon foi batizado, fez a 1ª Comunhão, recebeu a Crisma(sacramento da Confirmação) e onde casou-se em 1928 com Tereza Turcato.
3.Em Santa Maria se pode visitar a Casa-Museu onde ele criou seus 7 filhos, tinha um pequeno armazém. Aí se conserva tudo como ele deixou após a sua morte. Av. Osvaldo Cruz, 697, Km. 3, tel. (55)3221.4648. Horário de visitas: terça-feira a domingos de 8:30h. à 17:00h.




Bairro Dores


No Centro Maria, em frente o Santuário de Schoenstatt, se encontra a Imagem histórica que João Pozzobon carregou durante 35 anos e percorreu a pé140.000 km.
O Santuário de Schoenstatt lugar sagrado onde Pozzobon iniciou sua Campanha do Rosário e buscava as forças e graças para superar todos os obstáculos, que não foram poucos. Atrás do Santuário foi colocado uma Cruz negra com o seu nome.
O Marco João Pozzobon, localizado no início da Av. Nossa Sra. das Dores, local onde foi atropelado por um caminhão e que causou a sua morte.
A Vila Nobre da Caridade no Bairro Cerrito, onde João Pozzobon desenvolveu a sua parte social acolhendo os pobres.
As três Capelas: branca, azul e cor de rosa.

Construída por ele para poder orientar espiritualmente o povo.
A Via-Sacra que são 15 estações retratando a paixão e morte de Jesus Cristo, partindo de frente do Santuário de Schoenstatt indo até a Vila Nobre da Caridade.

Fonte: Pe. Argemiro Ferracioli
Secretaria da Causa do Diácono João Luiz Pozzobon.
Rua Fioravante Spiazzi, 1530, Caixa Postal, 7018. CEP 97050-971 Santa Maria, RS.
Fone/fax 0xx55. 2211097 e 2210439
E-mail: sionmari@terra.com.br



Museu Vicente Pallotti | Museu Educativo Gama d'Eça
Museu Interativo do Planetário
Museu Diácono João Luiz Pozzobon



 
Site melhor visualizado em resolução 800x600 com Internet Explorer 4.0 ou superior
Copyright © 2004 Portal Santa Maria - Todos os direitos reservados
Portal de Turismo de Santa Maria www.santamariatur.com.br